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Quem são eles? Por onde andam? Quais lugares costumam frequentar? O que vestem? Comem? Assistem? O que consomem na internet? Será que se interessam pelo meu produto?

 

Conhecer o público-alvo é um trabalho árduo, mas nesta matéria disponibilizamos algumas dicas para você entender o que é, pra quê serve e como aplicar no seu negócio.

O que é público-alvo?

Ao pé da letra, podemos definir público-alvo como a audiência que você deseja mirar para ofertar seu produto e/ou serviço. Podemos chamar este público de ‘’grupo interessado nos assuntos que cercam seu negócio’’. 

 

Por exemplo, sua empresa vende pneus e há um público na internet que procura por carros, gosta de colecionar e assiste aos vídeos de carros na internet. Todos estes pontos são como ‘’pistas’’ que proporcionam informações ao marketing da sua empresa para que o time possa identificar oportunidades para o seu produto e/ou serviço.

Pra quê serve?

Através de uma audiência ‘’pré-selecionada’’, sua empresa é capaz de ofertar o produto e/ou serviço para pessoas que possuem um interesse prévio. O público-alvo, em muitos nichos, já possui curiosidade sobre aquilo que é tangível ao seu negócio, ou seja, assuntos que passam perto ou que já estão diretamente ligados ao produto.

 

Ofertar um produto e/ou serviço a um público aquecido é muito mais barato (em questão de investimento financeiro e de tempo) do que esquentar um público frio (leva tempo para apresentar, convencer e ofertar). Com o público-alvo descoberto pelo seu negócio é possível faturar com maior rapidez e agilidade.

Como descobrir público-alvo do seu negócio?

  • Crie uma PONTE
  • Estabeleça uma LINGUAGEM
  • Faça TESTES
  • Analise os DADOS
  • Colocando em prática

A seguir, disponibilizamos alguns passos para que você possa colocar em prática na sua empresa e otimizar o tempo de oferta do seu produto. Entenda a palavra ‘’oferta’’ semelhante ao ato de ‘’mostrar, apresentar’’ ao público aquilo que sua empresa vende.

PASSO 1: CRIE UMA PONTE

A ponte representa um canal de comunicação. Escolha um lugar em que você possa se conectar com este público-alvo. De preferência, já que você está na fase de descoberta, opte por mais de um canal. Desta forma, há inúmeras plataformas para disponibilizar conteúdos e informações a fim de gerar conexão com determinado público.

 

Aí vai alguns exemplos de canais que podem interligar seu negócio com a audiência certa:

 

  • Instagram;
  • Tik Tok;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Blog;
  • Facebook;
  • Entre outros;


Dica de ouro: produza conteúdos em diferentes formatos para testar nas plataformas e observar quais maneiras mais agrada ao público.

PASSO 2: ESTABELEÇA UMA LINGUAGEM

Tenha um modo de falar com este público. Entre bordões e gírias, português abreviado ou politicamente correto, sacadas, brincadeiras, etc.. Pense na postura da sua empresa e qual é a melhor forma de se apresentar ao público.

 

É de extrema importância que seja testada uma abordagem de comunicação no início da descoberta e, após alguns feedbacks e conexões geradas, personalizar e manter uma identidade (design, tom de voz, dentro outros pontos).

 

O público é atraído por uma voz e, pela mesma voz, ele permanece, indica, consome, compartilha e por aí vai.

 

Pense em cores que representam sua empresa, quem serão os porta-vozes, quais características, personalidade e atitudes que geram conexão com o público. Esses são alguns pontos que auxiliam na fase da descoberta do público-alvo.

PASSO 3: FAÇA TESTES

A única maneira de descobrir quem é o público-alvo do seu negócio é pesquisando e testando formas de abordar, perguntar e se aproximar.

 

Faça enquetes, perguntas aos finais de conteúdo para que sejam respondidas nos comentários, caixas de pergunta em stories, sugestões nos comentários dos vídeos no YouTube, peça ajuda para desenvolver os próximos conteúdos, sites, ofertas. 

 

Concluindo, ao pensar em produzir qualquer coisa para a audiência, coloque-se antes no lugar dela. Como ela pensa, move, fala, acredita, dentre outras atitudes que refletem nos interesses da sua empresa.

PASSO 4: ANALISE OS DADOS

O segredo de todo teste é analisar tudo no detalhe. Todas as respostas, percepções, feedbacks, comentários, cada particularidade da voz do seu público. 

 

A forma como o público reage aos seus conteúdos, informações e posicionamentos são maneiras de identificar as oportunidades que o seu negócio tem em determinado nicho.

 

A voz da audiência é poderosa para determinar as ações da sua empresa. É no feedback que você pode perceber onde estão os erros, acertos e pontos-chave para gerar conexão.

SOLUÇÃO PARA O SEU NEGÓCIO

Se você precisa de ajuda para identificar o público-alvo para a sua empresa, conte com a ajuda da Auge do Marketing. Já testamos diversas formas de abordagem com públicos diferentes que trouxeram experiências valiosas e segredos infalíveis para gerar conexão com o público certo a fim de vender seu produto e/ou serviço.